domingo, 25 de setembro de 2011

‘Eu escolhi esperar’: namoro cristão

O movimento “Eu escolhi esperar”, que almeja conscientizar a abstinência sexual antes do casamento, ganhou destaque nas redes sociais do Brasil. Em apenas seis meses já conquistou quase 50 mil seguidores no Twitter.

A idéia foi desenvolvida pelo pastor Nelson Júnior – bacharel em Teologia pelo Instituto Bíblico das Assembleias de Deus do Espírito Santo – que concedeu entrevista exclusiva ao Verdade Gospel.

Verdade Gospel – Como surgiu a idéia desse movimento?

Nelson Júnior – Surgiu com a história da minha própria vida. Eu com 12 anos tomei essa decisão, de guardar-me para o casamento. Porém minha decisão não foi guardar só o meu corpo, no que diz respeito a casar virgem somente. Mas guardar além do corpo, o meu coração, os meus sentimentos. Eu não queria sofrer emocionalmente como a grande maioria dos jovens e adolescentes da minha época. Eu queria uma experiência nova, eu queria experimentar um relacionamento puro, verdadeiro e duradouro.

O assunto “vida sentimental” pode não ser o assunto mais importante a ser ensinando, mas é hora da igreja considerar urgentemente que é o assunto que mais faz sofrer na vida de adolescentes, jovens e muitos adultos.

Depois da decisão de aceitar Jesus, para mim, a segunda mais importante decisão é a pessoa com a qual vamos nos casar. Afinal, casamento é eterno.

Devido a grande demanda no tema surgiu a ideia de fazermos uma mobilização voltada para os cristãos, sejam eles adolescentes, jovens, casados e viúvos.

Verdade Gospel – Imaginava que a campanha chegaria ao sucesso que é hoje?

Nelson – Não imaginava essa repercussão. Porém só confirma para mim que o assunto precisa ser ensinado e abordado urgentemente. Costumo dizer que o “Eu Escolhi Esperar” fez sucesso como movimento não por causa de uma moda, mas por causa do tema. Existem milhares de jovens nessa nação que se posturaram, e essa mobilização “caiu como uma luva”.

Verdade Gospel - O senhor acredita que a maioria dos jovens evangélicos segue o princípio de se abster da relação sexual antes do casamento ou ainda é preciso investir muito para que essa prática seja mais conscientizada nas igrejas? Qual sua visão sobre a conduta dos jovens cristãos sobre a castidade?

Nelson – Em pesquisa recente e inédita no Brasil traçou o comportamento sexual do jovem cristão e revelou que mais de 60% dos jovens cristãos já tiveram relações sexuais mesmo depois de convertidos. Como pode? Todo jovem sabe que sexo fora do casamento está fora da vontade de Deus e é pecado. E por que praticam? Por causa da cultura. Eles sabem que não podem, mas não entenderam por que não pode. A igreja é na sua maioria moralista. Confundiu puritanismo com pureza. Essa mobilização tem uma proposta, trazer uma mudança de cultura. Confrontar a cultura mundana que está disfarçada dentro dos cristão e compartilhar a cultura do Reino de Deus. Nós começamos um trabalho visando os próximos 10, 20, 30 anos à frente. Os resultados virão a médio e longo prazo, creio nisso!

Verdade Gospel – Quais são seus ensinamentos para que os jovens consigam resistir às tentações e ter um namoro santo?

Nelson – Confronto hábitos, costumes e sofismas. Não trabalhamos no “Pode! Não pode!”. Trabalhamos com conceitos, valores bíblicos. Sexo não começa em cima de uma cama. Sexo começa na mente e no coração. Quando pararmos de tentar combater a doença e começarmos a trabalhar no foco dela, onde tudo começa, não vamos precisar lutar contra nossa natureza física, porque nossa natureza terrena (carne) estará mortificada para o velho homem e suas obras.

Verdade Gospel – Conte-nos curiosidades sobre o movimento, objetivos alcançados e quais os projetos futuros diante desse grande sucesso nas redes sociais? Existem outros projetos, sobre outros temas, que careçam dessa política de conscientização?

Nelson – Nesses 6 meses já fomos por várias vezes um dos assuntos mais falados do Brasil. No dia do sexo (06/09) a nossa mobilização no Twitter com a campanha #EsperarValeApena foi durante 24h o assunto mais comentado do Brasil no Twitter, que é a rede social mais acessada do país. Já fomos matérias em vários canais de noticias, chamamos a atenção dos não-cristãos.

Outra coisa muito interessante, o assunto virou tema de provas em escolas. Recebemos e-mails que o tema foi discutido em salas de aula dentro de universidades. Temos várias pessoas não cristãs que nos seguem e sempre escrevem agradecendo, dizendo que estão mudando de pensamento, vendo as coisas de uma forma diferente. Isso é uma mudança de cultura.

Verdade Gospel – Deixe uma mensagem para os jovens cristãos que namoram e querem fazer a vontade de Deus, se abstendo da relação sexual precoce.

Nelson – Minha mensagem para nossa geração, é que a vontade de Deus não é que sejamos virgens! Forte isso né? Pois é, em 1ª Tessalonissences 4:3-4 não diz: “esta é a vontade de Deus a nossa virgindade”. Diz que a vontade de Deus é a nossa inteira santificação! Deus quer muito mais que nossa virgindade, Deus nos quer por inteiro. Deus quer muito mais que partes do nosso corpo, Ele quer nosso corpo inteiro. Se casar virgem, não quer dizer que você está casando puro. Já pensou nisso? Comece a pensar.

A vida é feita de escolhas. Hoje você faz suas escolhas e amanhã suas escolhas fazem você. Quando você não escolhe, você já escolheu. Tudo chega com o tempo para aqueles que no Senhor, esperam. Vale a pena esperar por aquilo que será para sempre. Não troque o que é eterno, por aquilo que é passageiro. Deus tem um plano para todas as áreas da sua vida, inclusive emocional. Creia, viva e descubra!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

O Líder

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.


Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.


Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder.


O estudo da liderança


A natureza e o exercício da liderança tem sido objeto de estudo do homem ao longo da sua história. Bernard Bass (2007) argumenta que "desde sua infância, o estudo da história tem sido o estudo dos líderes - o quê e porquê eles fizeram o que fizeram".[1] A busca do ideal do líder também está presente no campo da filosofia. Platão, por exemplo, argumentava em A República que o regente precisava ser educado com a razão, descrevendo o seu ideal de "rei filósofo". Outros exemplos de filósofos que abordaram o tema são Confúcio e seu "rei sábio", bem como Tao e seu "líder servo".


Acadêmicos argumentam que a liderança como tema de pesquisa científica surgiu apenas depois da década de 1930 fora do campo da filosofia e da história. Com o passar do tempo, a pesquisa e a literatura sobre liderança evoluíram de teorias que descreviam traços e características pessoais dos líderes eficazes, passando por uma abordagem funcional básica que esboçava o que líderes eficazes deveriam fazer, e chegando a uma abordagem situacional ou contingencial, que propõe um estilo mais flexível, adaptativo para a liderança eficaz.[carece de fontes?]


Nos últimos anos, boa parte dessas pesquisas e obras têm sido criticadas por ser de escopo muito restrito, mais preocupada com a explicação dos comportamentos de líderes face a face com seus colaboradores, ao invés de examinar os líderes no contexto maior de suas organizações, prestando pouca atenção ao papel da liderança organizacional em termos do tratamento da mudança ambiental. É o processo de maior importância ao qual se deve fazer enfâse. [carece de fontes?]

[editar] Teorias


Segundo Chiavenato a Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas. Existem três principais teorias sobre a liderança:


* Traços da personalidade. Segundo esta teoria o líder possui características marcantes de personalidade que o qualificam para a função.

* Estilos de liderança. Esta teoria aponta três estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal.

* Situações de liderança (teoria Contingencial:). Nesta teoria o líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação e para cada um dos membros da sua equipe


Para Lacombe os líderes influenciam as pessoas graças ao seu poder, que pode ser o poder legítimo, obtido com o exercício de um cargo, poder de referência, em função das qualidades e do carisma do líder e poder do saber, exercido graças a conhecimentos que o líder detém.

[editar] Estilos de Liderança


* Liderança autocrática: Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina ainda qual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

* Liderança democrática: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. Aqui as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com o debate. A divisão das tarefas fica ao critério do próprio grupo e cada membro pode escolher os seus próprios companheiros de trabalho. O líder procura ser um membro normal do grupo. Ele é objetivo e limita-se aos fatos nas suas críticas e elogios.

* Liderança liberal ou Laissez faire: Laissez-faire é a contração da expressão em língua francesa laissez faire, laissez aller, laissez passer, que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar". Neste tipo de liderança as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.

* Liderança paternalista: O paternalismo é uma atrofia da Liderança, onde o Líder e sua equipe tem relações interpessoais similares às de pai e filho. A Liderança paternalista pode ser confortável para os liderados e evitar conflitos, mas não é o modelo adequado num relacionamento profissional, pois numa relação paternal, o mais importante para o pai é o filho, incondicionalmente. Já em uma relação profissional, o equilíbrio deve preponderar e os resultados a serem alcançados pela equipe são mais importantes do que um indivíduo.


Embora os estilos de liderança já tenham sido identificados anteriormente e designados com estes ou outros nomes aqui ficam outros estilos de liderança associados à relação causal entre cada estilo e os efeitos sobre o clima de trabalho e o desempenho:


* Estilo Visionário: Canaliza as pessoas para visões e sonhos partilhados. Tem um efeito muito positivo sobre o clima de trabalho. É apropriado para situações onde ocorra mudanças que exigem uma nova visão.


* Estilo Conselheiro: Relaciona os desejos das pessoas com os objetivos da organização. Ajuda um empregado a ser mais eficiente, melhorando as suas capacidades de longo prazo.


* Estilo Relacional: Cria harmonia melhorando o relacionamento entre as pessoas. Ideal para resolver e sarar conflitos num grupo; dar motivação em períodos difíceis; melhorar o relacionamento entre as pessoas.


* Estilo Pressionador: Atinge objetivos difíceis e estimulantes. Tem um efeito por vezes negativo sobre o clima de trabalho pois é frequentemente mal executado.


* Estilo Dirigista: Acalma os receios dando instruções claras em situações de emergência. É apropriado em situações de crise; para desencadear uma reviravolta na situação; com subordinados difíceis.


Estilo de liderança: sempre foi complexo, por estar diretamente condicionado com as reações do comportamento humano, mas é imprescindível que seja situacional, flexível e adaptado para os resultados que se pretende. O principal objetivo pretendido deve contar com as etapas do estilo autocrático, democratico e liberal levando em conta o receptor com as ações de auto-estima e afetividade (respeito ao liderar ). O estilo deve ser situacional devido ao aprimoramento contínuo de todo o ambiente de trabalho.

[editar] Liderança


A liderança é um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização.Liderar não é uma tarefa simples. Pelo contrário. Liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. Liderar , de uma forma bem clara ,pode ser entendida como a gestão eficaz e eficiente das pessoas de uma equipe ,para que se atinja os objetivos propostos pela organização.


Entre os desafios apresentados pelo ambiente mutável, as organizações estão valorizando cada vez mais os gerentes que possuem habilidades de liderança. Qualquer pessoa que aspire a ser um gerente eficaz deve também se conscientizar de praticar e desenvolver suas habilidades de liderança.


Afinal, nascemos ou nos tornamos líderes?


[editar] Referências


* O que é a liderança? Artigo em Portal Gestão O que é a liderança?

* CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: edição compacta. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000. ISBN 85-352-0677-9.

* LACOMBE, F.J.M.; Heilborn, G.L.J. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003. ISBN 85-02-03788-9.

* BOWDITCH, James L. & BUONO, Anthony F. Elementos de comportamento organizacional. Título Original "A Primer on Organization Behavior". São Paulo: Editora Pioneira, 1992.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O Celular e a Bíblia



O Celular e a Bíblia

















“O que aconteceria com o Evangelho no Brasil e no mundo se todos os cristãos tratassem a sua Bíblia da mesma maneira como tratam o seu celular?"
1. Que tal se você carregasse a sua Bíblia, o tempo todo, dentro da sua bolsa ou o seu bolso; ou ainda, dependurada, dentro de uma bolsinha, agarrada ao seu cinto?
2. Que tal abrir a sua Bíblia várias vezes ao dia?
3. Que tal voltar para buscar a sua Bíblia sempre que esquecê-la?
4. Que tal usar a sua Bíblia para receber mensagens de texto?
5. Que tal tratar a sua Bíblia como algo sem o qual não pode viver?
6. Que tal dar uma Bíblia de presente aos seus filhos?
7. Que tal usar a sua Bíblia quando estiver viajando?
8. Que tal usar a sua Bíblia em caso de emergência?
9. Que tal aprender a usar a sua Bíblia como faz com o celular?
10. Que tal carregar duas Bíblias, caso esqueça uma em algum lugar?
11. Que tal usar sua Bíblia no carro, andando pela rua, no restaurante, na escola, no shopping e até mesmo na igreja?
12. Que tal trocar de Bíblia o tempo todo por uma mais moderna e sem regatear o preço?
Talvez esses pensamentos o façam pensar: “Onde está minha Bíblia?"
Ah! Mais uma coisinha, diferente do seu celular, sua Bíblia nunca ficará desconectada, afinal Jesus já pagou a conta.

Você pode usar a sua Bíblia a vontade. E nunca haverá chamadas perdidas.
Talvez esses pensamentos o façam pensar quais são as suas prioridades.
Em Cristo

Dr. Silmar Coelho