sábado, 24 de dezembro de 2011

Educação no Brasil 


A escolaridade de crianças e adolescentes brasileiros supera a de suas mães. Um levantamento feito pelo programa Todos pela educação e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), aponta que cerca de 51,45% dos adolescentes de 14 anos estão nessa condição.

Segundo a diretora executiva do programa Todos pela Educação, Priscila Cruz, os números são um excelente indício e irão impactar as futuras gerações. "É muito difícil você encontrar alguém que admita que o filho tenha uma escolaridade menor do que a sua”, avalia.

O levantamento, feito com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por outro lado confirma a baixa escolaridade de boa parte da população adulta.

Os dados apontam ainda uma disparidade entre estudantes de escolas públicas e particulares. Dez por cento dos adolescentes de 14 anos que estudam em colégios privados possuem mais escolaridade que suas mães. Já nas escolas públicas esse índice chega aos 60%.

A mesma realidade é percebida em relação aos grupos étnicos. Entre estudantes negros de 14 anos, o percentual daqueles que estudaram mais do que suas mães é de 56,33%, enquanto entre os brancos a taxa é quase 10 pontos percentuais menor.

Fonte: Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário